Clínica Fisio Terapêutica Zavarize - Fisioterapia, Clinica Zavarize, Fisio Zavarize, Mogi Mirim, RPG, Atendimento Neurológico, Pilates, Fisioterapia Geral, Auriculoterapia, Fisioterapia Respiratória, Hidroterapia, Terapia Ocupacional - Mogi Mirim
CREFITO-3/1159

Artigos  
Artigos
 
24/06
27/04
11/03
 
 
Dicas & Informações
 
24/07
08/07
23/05
 
Postura
11/03

A POSTURA CORRETA EVITA PROBLEMAS PARA A CRIANÇA

Em artigos anteriores já abordei a questão da postura do corpo, mas neste irei discorrer a respeito das alterações posturais que acontecem antes da fase adulta.

Ao contrário do que se possam imaginar, os problemas de coluna, não aparecem apenas na idade adulta, mas atingem muitas crianças e adolescentes. É comum depararmos com um grande número de jovens com desvios na coluna, que podem ou não estar acompanhados de dor. O fato do indivíduo não apresentar dor, pode levar à demora do diagnóstico e consequentemente, da procura por um tratamento.

Os desvios posturais podem aparecer, tanto na infância, como na adolescência e a falta de um trabalho de prevenção pode trazer sérios problemas mais tarde. Uma maneira de intervir nestes casos seria através da descoberta do desvio ainda nos primeiros anos escolares por meio de avaliações posturais preventivas, realizadas por fisioterapeutas. Constatado o problema, a criança poderá ser encaminhada para tratamento ainda em uma fase inicial, o que proporciona melhores resultados.

A falta prática de exercícios físicos desde a infância e os hábitos de vida atuais nos quais as crianças e adolescentes passam horas diante da televisão, do computador e dos jogos eletrônicos, são os principais causadores dos desvios. Outro fator importante que pode influenciar a postura é o modo de carregar o material escolar e a forma de usar as mochilas. Estas devem ser carregadas de forma que o apoio de ombros seja feito de maneira equilibrada entre os dois lados do corpo e o peso não deve ultrapassar 10% do peso da criança. Uma alternativa para atenuar o problema seria se os cadernos e livros ficassem nas próprias escolas, evitando assim, seu transporte diário.

Os desvios mais freqüentes que podem ocorrer na coluna são a Hiperlordose, a Cifose e a Escoliose. Existem três picos importantes para o aparecimento da Escoliose que ocorrem: no recém nascido, aos “cinco e seis” anos de idade (justamente a idade do início da alfabetização), e dos onze anos até o final do crescimento.

Devido à criança se sentar por longos períodos com o glúteo (“bumbum”) se apoiando na beirada da cadeira, poderá acarretar uma retificação, ou mesmo uma inversão da curva na coluna lombar, o que com o tempo, poderá causar dores lombares.

Cuidar da postura das crianças e adolescentes não é uma tarefa muito fácil, mas o fato de sentar corretamente, com a coluna reta, pode evitar sérios problemas mais tarde. Vale a pena os pais e educadores insistirem com as crianças nesse ponto.

Desde a infância a prática de esportes é fundamental na prevenção dos desvios posturais e um dos mais recomendados é a natação, pois atua trabalhando a musculatura dos dois lados do corpo de forma simétrica.

Em alguns casos os ortopedistas podem sugerir o uso de coletes com a finalidade de corrigir a postura alterada, mas na maioria das vezes o tratamento é por meio da fisioterapia.

Os tratamentos fisioterapêuticos para os desvios na coluna são feitos através de técnicas que se utilizam de exercícios corretivos ou posturais e a R.P.G. (reeducação postural global) que é um dos mais completos tratamentos e atua de forma eficaz para o alinhamento postural correto. 

Fonte:Jornal O Impacto




 

« Voltar