Clínica Fisio Terapêutica Zavarize - Fisioterapia, Clinica Zavarize, Fisio Zavarize, Mogi Mirim, RPG, Atendimento Neurológico, Pilates, Fisioterapia Geral, Auriculoterapia, Fisioterapia Respiratória, Hidroterapia, Terapia Ocupacional - Mogi Mirim
CREFITO-3/1159

Atendimento Neurológico  
Artigos
 
24/06
27/04
11/03
 
 
Dicas & Informações
 
24/07
08/07
23/05
 

A fisioterapia neurofuncional Adulto e Infantil é a área de atuação da fisioterapia que atua na prevenção e no tratamento de disfunções do sistema nervoso central e/ou do sistema nervoso periférico.
Entre as principais doenças do sistema nervoso central que geram sequelas funcionais, estão: os AVEs (acidente vascular encefálico), também conhecido como AVC ou popularmente, "derrame"; os TCEs (traumatismo cranioencefálico),os TRMs (traumatismo raquimedular) e as doenças decorrentes de alterações genéticas.



As principais sequelas motoras nas lesões do sistema nervoso central são a hipertonia e a hiper-reflexia, associadas a distúrbios da sensibilidade com magnitude e complexidade variáveis. Por outro lado, nas lesões do sistema nervoso periférico observa-se o oposto, isto é, hipotonia e hiporreflexia ou até mesmo arreflexia.

Alterações sensitivas e autonômicas também podem ser encontradas em associação. É importante destacar que a perda de força é uma consequência comum a todos. No sistema nervoso periférico, a perda de força pode ocorrer pela ausência do impulso conduzido pelo neurônio motor ou pela incapacidade de controle central decorrente da ausência de sensibilidade proprioceptiva adequada.

A Fisioterapia Pediátrica Motora, utiliza uma abordagem com base em técnicas neurológicas especializadas, buscando integrar os objetivos fisioterápicos com atividades lúdicas e sociais, levando a criança a uma maior integração com sua família e a sociedade,muito difundida e com resultados comprovados por vários trabalhos científicos. O fisioterapeuta pediátrico/pediatra utiliza de técnicas há muito aperfeiçoadas e consagradas por anos de bons resultados no tratamento de pacientes neonatais, lactentes e pediátricos. entre elas estão o baby bobath e o posicionamento no leito.

 

« Voltar