As doenças da pele e o seu significado

Facebook
Twitter
LinkedIn

A pele é o maior órgão do nosso corpo e de acordo com as hipóteses clínicas os problemas da pele podem apresentar diversas causas, como a genética, problemas circulatórios, estresse, sensibilidade por contato, ingestão de substâncias nocivas ou certos alimentos, dentre outras.
Por outro lado, alguns conflitos também podem fragilizar a pele e causar problemas.
A pele é o que nos une ao mundo exterior e, ao mesmo tempo, nos protege dele. Desta forma, a epiderme, de origem embrionária na ectoderme, junto com os fios de cabelo é o que nos proporciona união e contato, enquanto a derme, mesodérmica e controlada pelo cerebelo, é o que nos protege. Abaixo da derme está localizado o tecido subcutâneo (tecido conjuntivo e camada de gordura) de origem mesodérmica.
Do ponto de vista do significado biológico das doenças, distúrbios que envolvem a pele estão relacionados a um conflito de separação ou de um contato indesejado. Não poder abraçar uma pessoa (ou animal) que se ama ou então, querer afastar alguma pessoa indesejada. Esses conflitos se configuram por erupções cutâneas em diversos locais do corpo e cada local tem um significado específico.
Em nosso corpo, nada é acidental!