As Emoções e as Dores

Facebook
Twitter
LinkedIn

O sistema Límbico em nosso cérebro atua como responsável pelas emoções que provocam reações bioquímicas no corpo, influenciando o sistema endócrino, responsável pela produção de hormônios e o sistema imunológico, responsável pelas defesas do nosso organismo.
Sendo assim, as emoções consideradas negativas podem causar tensão muscular em várias partes do corpo, dores crônicas, além de outras disfunções ou doenças. Tudo vai depender da intensidade e tempo que perdurarem essas emoções.
Segundo Martin Seligman, um dos pesquisadores que desenvolveram os conceitos da Psicologia Positiva, emoções positivas transmitidas em pensamentos de amor, alegria, gratidão, compaixão, fé e confiança, tornam o organismo mais resistente às doenças e, consequentemente, às dores. Dess forma, é fundamental buscarmos as verdadeiras causas das dores e de que forma isso está acontecendo.
Muitas podem ser essas causas, mas a dor de cabeça, por exemplo, pode acontecer por conta de pressões sofridas no dia a dia, por estresse e sobrecarga de atividades e de trabalho. O sentimento presente nesses casos é o de não se sentir capaz para solucionar um problema ou não se sentir inteligente o suficiente para encontrar uma solução. E tudo isso pode vir associado à falta de tempo para a realizações de atividades físicas e para o lazer.